O jardim é um espaço para trazer a conexão com a natureza um pouco mais perto do nosso cotidiano. E ter algumas opções, variedade de estilos e técnicas de plantios, faz toda a diferença na hora de montar um jardim com nossa essência.
Sabemos que, cada tipo de planta e jardim precisa de um plantio e de cuidados posteriormente, diferentes uns dos outros. Então, separamos alguns estilos de jardins e como cada um funciona.
Jardim Tropical:
O jardim tropical é um estilo mais rústico. Ele transmite um ar mais informal e natural, usando vegetação e folhagens nativa, típica de florestas tropicais. A ideia é posicionar as folhagens de modo que pareça com uma minifloresta tropical, sem assimetria mesmo.
Jardim Urbano:
Aqui a composição mistura o urbano, com elementos da natureza – a famosa selva de pedra.
Aqui as folhagens mais utilizadas são vegetais, especiarias, plantas medicinais e árvores de fruto.
Jardim Vertical:
Existem diversos tipos de jardim vertical. Inclusive os artificiais (permanentes). Além de serem ótimos itens de decoração para qualquer ambiente da casa, eles podem ser muito práticos e fáceis de manusear, e são ideias para montar uma hortinha vertical de hortaliças e temperos.
Jardim Oriental:
Trazendo equilíbrio, calma e inspiração, os jardins orientais tem como matérias os bonsais, arbustos, árvores perenes e lamparinas. Além das árvores e dos arbustos, os jardins Japoneses usam artisticamente pedras, areia, colinas artificiais, lagoas e água corrente.
Jardim Clássico:
Um dos jardins mais dramáticos e com um toque teatral que existem. O jardim clássico é marcado por formas geométricas, simetria e separação dos espaços, usando plantas que facilmente podem ser podadas. Também são bastante vistos neste tipo de paisagismo estátuas, escadarias e fontes de água.
Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail